Estimule seu cliente a avaliar o produto após a compra

Ao buscar por produtos ou empresas que ainda não conhecem, é muito comum que os consumidores procurem por indicações de pessoas que confiam ou que já utilizaram os produtos e serviços que estão interessados. No caso de não encontrarem, não é incomum o sentimento de desconfiança sobre a qualidade e idoneidade da empresa, e aí está a importância de haver boas avaliações e comentários ligados à nossa empresa.

Além de serem muito úteis para medir a eficiência da equipe, os comentários espontâneos também servem para avaliar fatores como atendimento ao consumidor e pós venda, afinal se o cliente for bem atendido, ele irá comentar e elogiar, e se for mal atendido, fará uma crítica.

No ambiente virtual essa ferramenta é ainda mais útil, uma vez que diversas pesquisas já comprovaram que os clientes buscam informações na internet antes de efetivar uma compra, seja na loja física ou loja virtual.

Trabalhe bem a sua reputação

Não é incomum que haja grande oferta de alguns produtos na internet e existam outras marcas que vendam o mesmo produto que você, e por isso você deve conquistar diariamente seu cliente. Se destaque no atendimento, pós-vendas e principalmente na hora de resolver algum problema. Deixe claro o que ocasionou esse problema e deixe o cliente ciente sobre o processo, ele sentirá mais confiança dessa forma.

Confira algumas ferramentas que estão disponíveis e podem ser utilizadas a seu favor na hora de oferecer uma plataforma para o cliente falar sobre sua empresa:

Redes Sociais – Estimule seu cliente, seja no ato da compra ou na entrega, a acessar suas páginas nas Redes Sociais e contar como foi a experiência de compra com a sua marca – o Facebook possui uma aba dedicada a isso, chamada “Avaliações”.  O cliente, quando bem atendido, se sentirá estimulado a contar como foi o processo.

Avaliação de produto – Feita diretamente na loja, é uma importante ferramenta de engajamento dos consumidores. As avaliações de produtos são muito relevantes para auxiliar outros clientes na decisão de compra. Comentários verdadeiros de pessoas reais são sempre muito positivos! Além disso, as avaliações enriquem o conteúdo original das suas páginas.

Chat – Um chat online pode trazer duas variáveis bem diferentes: pode ser um espaço para o cliente conversar e tirar dúvidas, como também pode ser um canal de reclamações, e é nessa hora que você deve atuar com empenho maior e filtrar os problemas, resolvê-lo pode mudar o patamar de satisfação a ponto de o cliente explanar isso publicamente..

Benefícios

Confiança do consumidor – Avaliações e opiniões de consumidores reais passam confiança para quem está lendo e, como consequência, você acaba tendo um diferencial frente a sua concorrência.

SEO O intuito do Google é proporcionar o melhor resultado de busca para o seu cliente, e uma das métricas que ele utiliza é a boa avaliação. Seu produto sendo bem falado e avaliado terá a confiança para a indicação aumentada.

E você, já possui alguma forma de estimular seu cliente a avaliar a experiência de compra? Conta aqui pra gente!

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