Vendas na internet vão dobrar até 2021, diz Google

Um estudo do Google junto com a empresa Forrester Research trouxe boas notícias para os varejistas de lojas virtuais: as vendas irão dobrar até 2021!

De acordo com o estudo, o segmento terá um crescimento médio anual de 12,4% por ano e chagará em R$ 85 bilhões de vendas, chegando a quase 10% de participação total no varejo, contra os atuais 5,4% (esta pesquisa não incluiu vendas de alimentos e bebidas).

A grande parte desse avanço virá de novos consumidores. Segundo o estudo, 27 milhões de pessoas farão a sua primeira compra no e-commerce e com isso até 2021 serão 67,4 milhões de consumidores no e-commerce.

Mobile

Que o mobile já deve ser o maior tráfego da sua loja você já sabe, o estudo revela que os smartphones representarão 41% das vendas, em um cenário que hoje é de 19%. Atualmente 30% dos consumidores são encontrados apenas no mobile.

Influência digital

Podemos afirmar que os comércios que possuem lojas físicas sofrem influências do mundo digital, já que a internet tem um papel importante na tomada de decisão. Cerca de 19% das vendas em lojas físicas passam, de alguma maneira, por uma interferência do e-commerce, e até 2021 esse percentual deve crescer para 32% no total das vendas.

Os setores que mais crescerão serão artigos de moda, esportivos e comidas, que deverão chegar em 25% do consumo total.

Esse estudo foi feito com 4500 pessoas com idades entre 16 e 75 anos, combinado com as informações do próprio Google, como por exemplo os dados de buscas e a navegação.

Mas o que isso significa na prática?

Que é necessário estar presente no e-commerce todos já sabemos, mas com os resultados dessa pesquisa podemos também tomar outra conclusão: a forma com que as pessoas estão se relacionando com a internet está mudando. O consumidor consegue entrar nos buscadores dentro da loja física e fazer pesquisas de preço, por exemplo, então é preciso mais do que valor competitivo para chamar a atenção.

Design simples e navegabilidade são critérios decisivos para que o consumidor tome a decisão de compra, e esses fatores são reforçados quando se fala nas gerações mais novas, como os millennials (geração nascida entre 1979 e 1995), que são compradores ativos e buscam modernidade e eficiência na hora de escolher e efetivar uma compra.

Pensando nesses aspectos, não deixe de levar em consideração os fatores citados acima na hora de tomar uma decisão de presença e posicionamento online, aproveite todas as oportunidades do e-commerce e faça a sua marca prosperar desde já!

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