A importância do atendimento e pós-venda

Ter sucesso em uma loja virtual não é um trabalho fácil. Por isso, é muito importante fidelizar quem já é seu cliente com um bom atendimento e com um pós-venda melhor ainda. Veja como e quais os benefícios desse trabalho:

Atendimento

A venda começa muito antes de fechar o seu primeiro pedido. Lojas virtuais que trabalham com blogs, redes sociais e outras campanhas tendem a ter uma interação muito maior com o público e, como consequência, um resultado mais expressivo. Tenha um atendimento personalizado desde o primeiro instante, procure sempre chamar pelo nome e responder exatamente o que o cliente perguntou – respostas prontas não funcionam! Se a experiência não é boa antes mesmo de fechar o pedido, o cliente pode pensar que se é assim antes de comprar imagina se acontecer algum problema.

Tenha sempre em mente a resposta da seguinte pergunta: como você gostaria de ser atendido? Essa não é uma resposta difícil e você já teve e ainda vai ter diversas experiências, então porque não aplicar as melhores na sua empresa?

Por isso estabeleça uma regra de atendimento e treine a sua equipe para isso, uma equipe alinhada é fundamental para o bom atendimento.

Pós venda

Confira algumas dicas do que fazer após o pedido feito:

  1. Atualize o cliente – compra pela internet é uma compra não palpável, então mantenha o cliente informado, seja via e-mail ou SMS, fazendo dessa forma com que ele não fique ansioso;
  2. Antecipe a entrega – nada melhor do que ser surpreendido, não é mesmo? Imagine você se condicionar a receber o seu pedido em 7 dias e ele chegar em 3 ou 4 dias, com certeza você ser lembrado e indicado;
  3. Problemas – caso tenha algum problema, comunique. Uma notícia negativa é melhor do que não ter notícias, mantenha sempre o cliente avisado sobre as suas soluções e problemas. Todas as empresas podem imprevistos e o diferencial é a maneira com que você vai trabalhar esse problema;
  4. Pesquisa de satisfação – faça sempre pesquisas de satisfação, esse é o melhor feedback que você vai ter.

Quais são as vantagens desse trabalho

  • Cliente fiel – Essa é a maior riqueza do seu negócio;
  • Propaganda – realizar um atendimento e um pós-venda perfeito vai fazer com que o seu cliente fale bem de você e divulgue a sua marca;
  • Fortalecimento da marca – Com essa publicidade sua marca se espalhará com credibilidade
  • Aumento de faturamento – todo trabalho bem feito é espelhado no faturamento.

Gostou das nossas dicas? Deixe suas considerações abaixo, é muito importante para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *