Como e porque calcular o ROI das suas campanhas de Marketing Digital

Toda vez que você fizer um investimento na sua empresa, seja ele qual for, é importante calcular o quanto de retorno você obteve com essa ação.

Neste post, vamos mostrar como calcular o ROI da sua empresa e como utilizá-lo para direcionar as suas ações em marketing e vendas.

Por que calcular o ROI?

Nas empresas você pode classificar seus gastos em duas categorias: despesas e investimentos. Despesas são os custos fixos como aluguel, água, luz, telefone, internet e etc. Os investimentos são os gastos que contribuirão para aumentar o faturamento da empresa: Podem ser considerados como investimento os gastos com marketing, treinamento de vendas e etc.

Saber como calcular o ROI evitará que você desperdice dinheiro com campanhas sem resultados ou até mesmo sem o retorno esperado. Ele serve para medir o resultado de ações de marketing e para identificar o prazo de retorno dessas ações.

O ROI também é utilizado para orientar a decisão de investimentos em novos projetos, pois ele indica o potencial de retorno dos aportes futuros.

Como calcular o ROI?

O fórmulade cálculo do ROI é simples: (Retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

Vamos supor que a sua campanha de Google Adwords vendeu R$400.000,00 após um investimento no valor de R$50.000,00.

Aplicando a fórmula, temos: (400.000 – 50.000) / 50.000= 7. Ou seja, para cada R$ 1,00 real investido temos um retorno de R$7,00. O retorno sobre o investimento foi de 700%.

E como isso te ajudará nas suas decisões?

Recursos para investimentos estão cada vez mais difíceis, então, aperfeiçoar seus investimento é de extrema importância para que mantenha a sua empresa no mercado e dê preferência crescendo sempre.

Utilizar o ROI em suas campanhas de marketing digital te ajudará a reinvestir onde houve mais retorno. Reinvestir R$ 5.000,00 com um ROI de 500% é melhor que reinvestir R$ 15.000,00 com ROI de 400%. Você só chegará a essa conclusão se aplicar o ROI. Talvez esse novo investimento possa ser unificado em um canal só, aumentando a receita e também o percentual do ROI.

É possível aplicar o ROI na empresa inteira, trace metas coerentes e começa a utilizá-lo o quanto antes.

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