Porque manter controle de investimentos no e-commerce

A gestão de um e-commerce vai muito além de cadastrar e administrar produtos em sua loja, exige foco nos principais pontos do seu negócio. É aí que surge a dúvida: Quais são esses pontos?

Confira abaixo quais são esses pontos e qual a melhor estratégia para cada um:

  • Investimento em Marketing

Você vai precisar buscar o seu cliente no início do processo de decisão de compra, e opções para isso não faltam. Mas, para isso, é preciso ter um planejamento bem definido e quais serão os canais de atuação, sempre tendo como base pesquisas sobre o seu público alvo e seus concorrentes. Você tem ferramentas como:

Google Adwords: com estratégias e anúncios bem feitos, traz retornos imediatos;

Redes Sociais: servem perfeitamente para fazer o trabalho de construção de marca. As ações nas redes sociais devem ser pensadas a longo prazo;

Otimização Para os Sites de Busca: é o melhor investimento a longo prazo, pensar em entregar conteúdo faz toda a diferença;

E-mail Marketing: construa uma base significativa e capriche nas peças! Pode não parecer, mas ainda é uma das melhores ferramentas.

Pense sempre com uma estratégia antes de qualquer ação, para que o Retorno Sobre o Investimento (ROI) necessário seja atingido.

Se você quer começar pequeno e tem a ambição de crescer, começar com uma plataforma que atende o seu negócio conforme ele cresce é de extrema importância. Uma possível migração é muito trabalhosa e pode demandar testes em meio a operação.

Outro ponto muito importante a ser observado na plataforma é a etapa do checkout. Mantenha essa página simples, visível, sem distrações para outras áreas do site e, principalmente, seguro.

  • Operação Logística

Você já conseguiu trazer o cliente, fez investimentos para encontrá-lo, pensou no layout da loja para proporcionar melhor experiência e na hora de entregar não tem o produto em estoque ou a transportadora não te atendeu? Com certeza isso é um problema grave.

É preciso definir da melhor maneira possível qual será a sua operação logística para que você não fique na mão, falamos nisso nesse post sobre frete. Hoje, já existem diversos softwares que escolhem o melhor operador para o seu negócio. Fique atento para que, além de correr o risco de perder um cliente, você não cause problemas para nenhum dos lados.

  • Atendimento ao Cliente

Apesar de todo o seu processo de vendas ser feito pela internet e você poder vender até de madrugada, enquanto dorme, o cliente não despreza um bom atendimento. Ele quer facilidade e poder escolher da melhor maneira, mas também quer ser atendido em caso de dúvidas. É claro que você não precisa ter uma equipe 24 horas por dia no ar, mas em horário comercial os questionamentos precisam ser resolvidos com agilidade, seja ele qual for: e-mail, whatsapp, redes sociais, telefone, chat, entre outras. Treine a sua equipe e mantenha a uniformidade no atendimento.

  • Time Qualificado

Esse é o principal ativo da sua empresa, e investir em qualificação e incentivo à sua equipe, para que ela tenha vontade de crescer junto com a empresa é o investimento mais importante que você pode fazer. Prepare sempre, motive e pratique o reconhecimento, pode ter certeza que o caminho para o sucesso será bem trilhado!

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