Inbound marketing – influência do blogging e do conteúdo relevante

Trabalhar com Inbound Marketing é a nova maneira de fazer marketing, é a maneira que visa, em primeiro lugar, entregar informações relevantes para o seu cliente para depois torná-lo de fato consumidor do seu produto. Em termos básicos, podemos afirmar que é a maneira de espalhar conteúdo visando o alcance do maior número possível de pessoas e construir um relacionamento em longo prazo.

Philip Kotler diz no seu livro Marketing 3.0 que os clientes são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles. Por isso, é preciso que os profissionais de marketing tratem os clientes como seres humanos completos, dotados de corpo, mente e espírito. Caso o cliente queira conhecer sua empresa, fará de forma espontânea e de acordo com o que a sua empresa tem a oferecer. Vale lembrar ainda que o Inbound Marketing não interrompe a ação do público, ou seja, se o cliente não quiser, ele não irá ver o que você está oferecendo, como no caso de quando a pessoa tem a opção de pular o anúncio em vídeos no Youtube.

Mas afinal, quais são as ferramentas de Inbound Marketing?

Ao contrário do que se praticava antes com a exposição dos produtos mostrando as suas vantagens, o Inbound atrai pessoas interessadas em conhecimento com:

  • E-books;
  • Publicações relevantes que agregam valor em blogs;
  • Infográficos;
  • Webinars e Podcasts;
  • Vídeos;
  • E-mail marketing.

E com esse trabalho, quais serão os benefícios para a sua empresa?

Leads

Pensando no seu público alvo, você deve criar um conteúdo útil para que sua empresa se conecte cada vez mais com o leitor. À medida que ele consumir o seu conteúdo e perceber que você realmente entende do que você está falando, você vai virar autoridade no assunto para ele, fazendo assim meio trabalho para a sua área comercial.

Mensuração

Imagine veicular um anúncio em uma revista, por exemplo. Como saber o resultado dessa ação? Como contar quantas pessoas viram esse anúncio ou mesmo se foi o seu público alvo que leu essa revista? É possível perceber se houve um aumento de vendas, mas não é possível saber se a ação foi realmente efetiva. Já no Inbound Marketing, a mensuração é completa, se você utilizar a ferramenta correta, você faz análise dos resultados como: quantos leads foram gerados, quem acessou o blog, quem comprou, de qual canal ele veio, qual tipo de assunto tem mais relevância e assim vai.

O Inbound Marketing é dividido em 5 etapas:

  1. Atração de tráfego;
  2. Conversão em leads;
  3. Transformar leads em clientes;
  4. Fidelização;
  5. Encantar seus clientes e fazê-los divulgar seu produto.

Então, pesquise o seu público alvo, veja qual o real interesse deles e produza conteúdo que os faça ficar esperando pelo dia certo da divulgação. Vale lembrar que a comunicação com os leads pode ser feita através de diversos canais, como as redes sociais e os buscadores, então faça uma pesquisa e veja qual canal vale o maior investimento.

Caso tenha alguma dúvida, não deixa de nos escrever abaixo!

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