Dicas de pós-vendas para encantar seu cliente

Imaginemos uma situação: o cliente entrou na sua loja, encontrou o que precisava e concluiu a compra. Mas, durante o processo, teve uma experiência incrível, foi bem atendido quando necessário e ainda encontrou um produto complementar que não sabia que iria precisar. O processo de venda terminou, certo? Não! É aí que o processo de vendas começa, e, com um cliente encantado, é muito mais fácil de voltar a fazer outro negócio, e consequentemente economizar custos.

Confira abaixo algumas dicas valiosas quando o assunto é relacionamento no pós-venda para desenvolver novos negócios:

Demonstre interesse no seu cliente

A venda é a consequência de uma conversa bem conduzida. Manter contato apenas na hora de vender é um esforço em vão, ao invés disso foque em relacionamento, colaboração e o que mais seu cliente precisar. Ao invés de indagar o cliente e criar possíveis questionamentos, esteja facilmente acessível.

Ética Sempre

Ao atender clientes do mesmo segmento, jamais troque informações com eles. Não se transforme em espião da concorrência, isso faz com que você diminua as possibilidades de negócio e a sua credibilidade. Afinal, se você está passando uma informação do concorrente, qual a garantia de você não estar passando informações dele para o concorrente?

Críticas construtivas são sempre bem vindas

É verdade que existem clientes difíceis e exigentes, mas são eles que vão fazer o seu negócio crescer. Neste momento, o importante é ouvir com atenção, ser assertivo e priorizar a solução da situação. Muitas vezes o cliente deseja apenas ser ouvido, sentir que alguém entende a sua situação e que é possível sim ajudá-lo.

Aproveite seus contatos para ratificar a boa decisão do cliente

É normal que alguns clientes tenham a “Síndrome de Arrependimento da Compra”. Algo do tipo: “Será que era o melhor preço?”, “Essa é a melhor decisão?” “Eu realmente deveria ter comprado?”. É neste momento que eles precisam ser convencidos de que tomaram a decisão certa e de que escolheram o melhor negócio com o vendedor correto.

Informação é tudo

Seja mais do que um funcionário, seja um multiplicador da marca como um todo. A informação é valiosa para os clientes e eles adoram receber indicações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Para isso, mantenha-se informado sobre o que acontece em seu mercado, na concorrência e com o seu cliente. E-mail marketing como gestão de relacionamento é uma ótima ferramenta.

Uma venda nunca termina!

Aproveite o relacionamento com cliente, preste a atenção às oportunidades de realizar o upselling e/ou o cross-selling de seus produtos e serviços. Tenha sempre em mente, e demonstre ao cliente, sua intenção de lhe servir da melhor forma e de oferecer as melhores soluções.

Proponha para a empresa um programa que premie os clientes mais antigos, que compram mais, com mais frequência e que indiquem outros clientes

O processo de lealdade tem que ser recíproco. Se um cliente escolhe frequentemente sua empresa para realizar suas compras, ele merece uma compensação, que deve ir além dos descontos. Faça seu cliente se sentir especial e você terá não só apenas clientes, mas também divulgadores da sua marca, que te indicarão para os amigos e conhecidos (e merecem ser recompensados por isso).

Mantenha o histórico sobre seus clientes

Conhecer as preferências e particularidades relevantes do seu cliente é ter informação muito valiosa nas mãos, então treine seu vendedor para “quebrar o gelo” e usar essas informações em favor da marca, mas sempre respeitando o profissionalismo.

Jamais divulgue problemas de sua empresa para seus clientes

Alguns vendedores exageram na sinceridade e na transparência quando conversam com seus clientes sobre detalhes internos de sua empresa. Muitas vezes, as impressões que passam são de falta de profissionalismo, insegurança e isso pode prejudicar você. Não se esqueça, treinamento aplicado de forma eficiente e regular é crucial para ter um vendedor-defensor da sua marca. 

Com essas informações acreditamos que o seu negócio tenha muito potencial para crescer. E você tem mais alguma dica? Escreva abaixo!

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