Comunicação Interna: seu funcionário também é um cliente

No momento que pensamos em comunicação e marketing, logo nos vem à cabeça o cliente final, não é mesmo? Acabamos nos esquecendo de um dos clientes mais importantes: O interno. É ele quem vai produzir o que será vendido ou executará o serviço que foi contratado pelo cliente final, então como podemos deixar passar?

A Comunicação Interna é uma ferramenta muito relevante para quem, como empresa, tem suas metas e objetivos bem definidos e precisa de uma equipe interna que vista a camisa, saiba onde a empresa como um todo quer chegar e trabalhe junto para isso.

Mas o que é a Comunicação Interna?

No geral, é bem relativo. Pode ser global, que inclui a propagação da Missão, Visão e Valores da empresa, resultados gerais e avisos internos, até localizada em um departamento, com feedbacks específicos e metas de vendas, de produção, etc.

Pode ainda ser vertical, entre subordinados e superiores, por exemplo, ou horizontal, que é feita entre funcionários do mesmo nível hierárquico. Cabe aqui uma avaliação interna da sua empresa e, de acordo com essa avalliação, encontrar o tipo de comunicação mais adequado.

Porém, nem todas as empresas investem corretamente no desenvolvimento dessa comunicação, e acabam deixando de realizar diversas iniciativas essenciais para o crescimento: como a empresa pode alcançar um resultado se as suas áreas não trabalham juntas e, muito menos, possuem os mesmos objetivos?

A maioria dos problemas internos no desempenho da empresa pode ser resolvida com uma comunicação interna proativa e eficiente: especialmente a motivação dos colaboradores em relação às funções e demandas diárias, que muitas vezes podem ser maçantes, mas trazem resultados. A área também tem como responsabilidade engajar os funcionários para seguirem nas mesmas metas com pequenas ações que podem fazer toda diferença no dia a dia do colaborador.

Com uma comunicação clara e objetiva, os colaboradores sentem que a empresa se preocupa e valoriza sua contribuição, fazendo com que os funcionários se tornem fiéis defensores da marca e os melhores porta-vozes do negócio para o mercado. Alinhamento e motivação das equipes também significam maior competitividade da organização em relação à concorrência, afinal, as áreas estão mais engajadas em alcançar os melhores resultados.

As melhores práticas para essa comunicação são:

  • Conheça bem seus colaboradores;
  • Elabore (e cumpra) um projeto para os seus colaboradores;
  • Incentivo e comunicação clara;
  • Transparência com os colaboradores;
  • Nada de muita burocracia;
  • Escute sua equipe;
  • Utilize diversos canais de comunicação: digital (e-mail, newsletter, blog), impressa (mural, panfletos), etc;
  • Reconhecimento é a chave.

O senso de pertencimento do colaborador é a chave de sucesso para ele ser um “vendedor” da marca e trabalhar engajado para o sucesso da sua empresa.

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