Características do e-commerce B2B

Com a intenção de diminuir custos e manter ou aumentar o faturamento, tem sido uma tendência entre as empresas que atuam como B2B saírem apenas do ambiente físico para atuarem simultaneamente nos ambientes físico e no virtual.

Várias vantagens podem ser percebidas nessa transição, e o cenário nacional tem recebido muito bem esse tipo de e-commerce, que aos poucos está ganhando força.

O que é uma plataforma de e-commerce B2B

Desenvolvida com diferenciais competitivos, uma plataforma que atende ao público B2B pode até ter a aparência que lembre a de um e-commerce B2C, mas as similaridades se encerram por aí.

A estrutura da formatação de uma loja virtual voltada para o mercado B2B é bem diferente de uma loja virtual B2C. Embora algumas empresas ainda achem que de forma geral é a mesma coisa, na prática as demandas operacionais são muito distintas.

Algumas características especiais distinguem uma plataforma de e-commerce B2B de uma plataforma B2C, principalmente na Lojcomm, entre elas estão:

  • Diferentes opções de políticas comerciais;
  • Deixar o carrinho feito e vir comprar depois – Cross Device;
  • Diversas tabelas de preço com pedido mínimo;
  • Formas de pagamento;
  • Impostos discriminados no carrinho;
  • Mecanismo para completar uma caixa inteira;
  • Rotinas contábeis diferenciadas;
  • Navegação orientada para este tipo de negócio.

Os dois sistemas tem o mesmo objetivo, promover um ambiente de compra e venda de mercadorias online, porém algumas características das plataformas de e-commerce B2B se diferenciam bastante do comércio eletrônico voltado para o varejo.

Permitir a criação de tabelas de preços diferenciadas por perfil de cliente, formas de pagamento específicas, políticas de descontos próprias para cada perfil e outras customizações são características bem diferentes do que estamos acostumados no universo B2C, e isso tem que ser levado em consideração na hora de escolher a sua plataforma. Oferecer essa flexibilidade de formatação de políticas comerciais para satisfazer um universo variado de consumidores, e é de extrema importância para satisfazer os seus clientes.

Evite “gambiarras operacionais” em um projeto de e-commerce com foco no segmento B2B é preciso se certificar de que a plataforma seja adequada às necessidades específicas do projeto, caso contrário, você pode acabar sendo surpreendido por dificuldades técnicas e operacionais que podem acabar até mesmo inviabilizando o negócio.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como migrar sua loja física B2B para o universo online contate-nos, ou escreva nos comentários abaixo.

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