Dicas para e-mail marketing

E-mail marketing continua sendo um sucesso e não é por acaso. Manter o seu cliente atualizado sobre a sua marca, e ao mesmo tempo entregar uma informação de interesse dele é uma ação de marketing que gera ótimos resultados. Demanda muito planejamento e atenção a todos os detalhes, mas, quando são feitos com cuidado e foco no cliente, fazem a campanha atingir os objetivos do planejamento.

Veja algumas dicas para transformar sua campanha de e-mail marketing em um sucesso:

Conheça o seu público alvo

Para que a sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso você precisa antes de tudo conhecer a sua persona, isto é, o seu perfil de cliente. E isso só pode ser feito quando a empresa se prepara para recolher e catalogar as informações de seus clientes.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: seja no momento da compra, através de pesquisa do que está sendo comprado por cada tipo de cliente ou ainda fazendo pesquisas diretamente com eles.

Com base nestas informações, você deverá segmentar os perfis de clientes encontrados para que o envio de e-mails atinja a pessoa certa na hora certa, enviando aquilo que realmente tem chance de interessar e chamar a atenção.

Seja claro e objetivo

Cuidado com o tipo de mensagem enviada para o cliente. É muito importante que o conteúdo do e-mail seja muito claro e que as pessoas não fiquem confusas com este tipo de e-mail, quanto maior a confusão mais fácil de a mensagem não ser aberta.

Por isso é importante que as empresas contem com profissionais de Marketing para serem responsáveis por criar e monitorar o conteúdo que será enviado nestes e-mails.

Criatividade

Apesar de o intuito do E-mail Marketing ser vender o seu produto ou serviço, não se esqueça de que seus clientes também estão em busca de informações, então evite mensagens que contenham apenas propagandas, elas podem acabar espantando um cliente em potencial ao invés de atraí-lo.

Também é importante que todo o contexto da mensagem esteja de acordo com os valores da empresa e com a imagem que ela quer passar ao público.

Enviar e-mails muito extravagantes apenas para chamar atenção também afasta o seu cliente e isso pode afetar a maneira como as pessoas enxergam a empresa.

Monitore as suas campanhas

É fundamental acompanhar de perto quais foram os resultados dos envios de cada campanha de E-mail Marketing. Há quem deixe de acompanhar por medo de que os resultados não tenham sido positivos, gastando dessa forma dinheiro, tempo e dedicação à toa. É importante aprender com os erros e acertos.

Escolha um assunto que tenha relação direta com o conteúdo

Cuidado com os artifícios utilizados para fazer com que as pessoas abram os e-mails. Na maioria das vezes a pessoa pode até abrir a mensagem, mas não irá clicar ou comprar o produto ou serviço se realmente não gerar interesse, isso pode gerar inclusive um descadastro, fazendo a base de cadastro de endereços diminuir.

Faça testes constantes

Não tenha medo de arriscar novas abordagens! Faça acompanhamento constante das mudanças e utilize esses dados para se comunicar melhor com seu cliente. O Teste AB é uma ótima ferramenta para verificar esse tipo de resultado.

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