Seis maneiras de transformar o cliente em promoter do seu produto

É indiscutível que o comportamento do cliente mudou muito nos últimos anos e é necessário usar isso a favor da sua empresa.

Com o advento da internet, o seu cliente pode realizar pesquisas antes de fechar uma compra e avaliar o produto em diversos sites. Na maioria das vezes, a opinião de outros clientes é o fator decisivo para comprar ou desistir de fechar o negócio.

Toda essa mudança trouxe uma nova realidade para vender mais: marketing de conteúdo. A ideia é fazer com que os clientes se transformem em promoters e fãs do produto. Quer saber como isso é possível? Confira abaixo:

Branding é importante!

O branding talvez seja o primeiro passo para criar promoters. É importante mostrar no que sua empresa se diferencia das outras através das características relevantes para a marca. Essa etapa envolve vários aspectos, como identidade visual, missão, valores, posicionamento, entre outros.

Fique atento aos canais de reclamação

Antigamente se um cliente ficava insatisfeito ele comentava com a família e os amigos e parava por aí. Agora com os canais de reclamação, essa insatisfação ecoa para todos os lados. Um dos canais mais populares da atualidade é o Reclame Aqui, e é importante responder as críticas o mais rápido possível e apresentar uma solução. Isso mostra que a sua empresa pode falhar, mas não deixará o cliente na mão. Dificilmente alguém vai querer promover uma marca que não se preocupa com o consumidor.

Fique de olho nos comentários

É muito difícil ficar por dentro de tudo que falam sobre sua marca na internet, mas as resenhas em blogs e sites são um bom termômetro e vão ajudar a usar os elogios e as críticas a seu favor, podendo até gerar uma estratégia de marketing diferenciada.

Invista na qualidade do atendimento

O bom atendimento é essencial para conquistar o consumidor. É importante fazer com que ele se sinta especial oferecendo atendimento diferenciado. Pode ser enviar um brinde, cuidar da embalagem para envio, entre outras coisas, tanto no pré quanto no pós venda.

Transforme os funcionários em promoters

Todo funcionário satisfeito promove a empresa. Vale a pena oferecer recompensas e criar situações divertidas que podem ser expostas nas redes sociais, como confraternizações. É possível incentivar os funcionários a postar fotos, vídeos e relatos sobre a empresa na internet. Vale lembrar que tudo deve ser muito natural, nada de textos engessados e decorados, que mostram claramente que o patrão que os obrigou.

As redes sociais são a chave!

As redes sociais são o jeito mais barato de divulgar sua empresa. Crie campanhas de marketing que incentive a interação com os clientes. Vale usar imagens pedindo para o cliente marcar os amigos ou usar hashtags. Um case de sucesso é a Netflix, que tem o atendimento muito criativo em suas páginas e incentiva esse tipo de ação.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *